Entrevista com Presidente do CONRERP 3ª Região, Valdeci Correa.
Você conseguiu um emprego na área logo após formar?Teve dificuldades?
Comecei a trabalhar como Supervisor de Telemarketing e sempre pensava na condição de melhoria desse meu cargo e condições de remuneração.
Minha dificuldade é convergente a dificuldades da maioria dos novos entrante e para isso é importante fazer uma leitura das necessidades das organizações como um todo para melhor poder de inserção.
Você acha que a indicação nessa área é fundamental?
Sim, mas ninguém indica aquilo que não compra.
É importante e fundamental ser conhecido no mercado mesmo antes do término do curso. E para isso o estágio e os trabalhos voluntários são pontes para essa indicação.
Qual o diferencial que um profissional precisa ter pra conseguir uma boa colocação no mercado?
Proatividade, responsabilidade, competência, conhecimento, criatividade são característica commoditys. Tais características não se diferenciam no mercado e somente serve para que você seja desclassificado mais rápido quando não as tem.
O profissional hoje deve ter o compromisso com a empresa alinhado aos seus compromissos pessoais para conseguir felicidade e resultados e manutenção de seu crescimento profissional.
Qual as perspectivas pra área?
A atividade de Relações Públicas tem grande aplicabilidade em todos os setores de indústria e segundo Porter com relação a cinco forças de mercado, está inserida na força complementar que favorece as organizações em seus resultados.
Para isso é necessário criar meios onde o Profissional seja conhecido pela sua competência e para isso cada profissional deve lançar-se no mercado buscando construir e personificar uma classe com a auto-afirmação para construção identitária e coletiva.
Você considera o Trainne, uma melhor forma de ingressar no mercado de relações publicas?
Não, pois essa é uma forma elitizada de entrada de mercado e frustrante sob o ponto de vista da competência e exigências . A melhor forma de inserção e conhecer o mercado como um todo. Todas as organização dependem do Relações Públicas. O Trainne é procedimento de grandes empresas e com poucas vagas e apesar de bons salários a condição de comparação com outros processos onde se estabelece o compromisso com a organização e seus resultados é possível ampliar essa inserção e conseguir semelhante condições com o processo de Trainne.
O mercado de trabalho para o RP, esta em crescimento?
Sim, mas dentro de nichos mercadológicos.
Você sabe nos dizer em qual área de atuação o RP é mais valorizado?
O profissional será melhor valorizado quando participar das decisões da empresa.
Em qual área ele é mais solicitado?
Indústrias que constantemente são questionadas sobre suas atividade de negócios.
Quais são as duvidas mais freqüentes de um recém formado em relação ao mercado de trabalho?
Quais são as condições de remuneração e como podem ter sucesso em suas carreiras de forma mais rápida.
Quais as dificuldades que um recém formado pode encontrar na busca pelo 1º emprego na área de RP?
A negligência no tempo de estudos provocam pouco auto-confiança para realizar projetos de grande responsabilidade.
Qual a sua opinião sobre os estágios na área de RP, que na grande maioria das vezes não tem uma boa remuneração?
Estágio é para aprender e não para ganhar dinheiro, Bons estágios deveriam ser cobrados para que o aluno desse mais valor ao processo de formação e competência e menos ao salário que será uma reprodução futura de sua colocação de mercado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário